Categoria: Daniel Bruin

UM GOVERNANTE PODE COMPROMETER OU ARRUINAR A REPUTAÇÃO DE UM PAÍS?

Até onde a reputação de um país é colocada em risco por seu governante? O mundo provavelmente nunca viu uma questão como essa ser tão evidente no caso de Donald Trump e os Estados Unidos.

A louca bússola política e econômica de Trump está forçando empresas e instituições norte-americanas a mudar seu posicionamento público, e frequentemente mais de uma vez. Ainda mais agora, com recuos que podem ser mais fruto de uma estratégia mal pensada do que de uma tática estruturada.

As empresas de tecnologia que o apoiaram logo de saída, como Amazon, Google e Meta, ainda procuram entender como isso está se impactando sua percepção pública, e em muitos casos percebem que isso se traduziu em perdas bilionárias no valor de mercado na bolsa. Sem contar a adesão carnal de Elon Musk, que coloca a imagem da Tesla em constante perigo.

Com uma desaprovação interna de 53%, Trump está levando também governos e populações de outros países a reverem sua histórica admiração pelos ideais norte-americanos – e pelas empresas do país também. Marcas europeias e chinesas acompanham de perto esse cenário para aproveitar esse espólio e melhorar sua participar de mercado. E, claro, seu share de reputação.

Como estarão as reputações quando tudo isso passar? A própria relação de reputação país-empresa continuará a mesma? Ou veremos uma “globalização ao contrário” no que tange à imagem pública de corporações outrora globais?

Picture of Daniel Bruin

Daniel Bruin

Profissional sênior com larga experiência em relações públicas, comunicação empresarial e mentoria executiva.

Assuntos relacionados