O setor alimentício tem sofrido diversos impactos por causa da transformação digital e do protagonismo do consumidor. Dessa maneira, para se adaptar à nova realidade do mercado, os profissionais de comunicação que atuam nicho precisam monitorar e analisar tendências. É o que mostra o estudo da CB Insights.
Conforme a análise da CB Insights sobre tendências de mercado de 2019 para o setor alimentício e de bebidas, as marcas desse nicho precisam construir um radar com 4 pontos principais.
- Tendências transitórias. Aspectos que estão sendo adotados com cautela, pois o mercado ainda está estudando as oportunidades e a receptividade da temática.
- Tendências necessárias. Aspectos que não podem ficar de fora do radar profissional e que necessitam de olhar cuidadoso, competitivo e estratégico.
- Tendências experimentais. Aspectos que estão em estágio de experimentação (e que já levantaram interesse de diversas mídias).
- Tendências que podem ser ameaças para a marca. Aspectos que têm gerado interesse no mercado e que já foram abraçados por alguns early adopters (como a CB Insights denomina).
Dessa maneira, se você atua no setor de comunicação do mercado alimentício, mas não fica de olho nas tendências desse nicho empresarial, é hora de ligar o alerta vermelho e mudar esse cenário.
E, para te ajudar, nós vamos te mostrar que os motivos para analisar tendências são mais relevantes do que você imagina.
5 motivos para você monitorar e analisar tendências no setor alimentício
Se você atua no setor alimentício, talvez já tenha ouvido falar nos seguintes termos:
- Alimentos vegetarianos e veganos.
- Private Label (marcas privadas).
- Relação direta com o consumidor.
- Tecnologias para diminuir o açúcar em alimentos e bebidas.
- Embalagens voltadas para e-commerce.
- Medidas sustentáveis.
- Transparência da informação em embalagens.
Esses são termos que fazem parte das tendências do mercado de alimentos mapeadas pela CB Insights.
No entanto, a gente sabe que enumerar tendências nem sempre é a melhor maneira de traduzir a importância de uma estratégia de comunicação para a competitividade organizacional.
Assim, selecionamos 5 motivos para você incluir o monitoramento e a análise de tendências no planejamento de comunicação da sua empresa do setor alimentício.
1. Entender o consumidor digital
O primeiro motivo para uma empresa do mercado de alimentos analisar tendências é a base de qualquer negócio: entender o consumidor e saber como cativá-lo.
Afinal de contas, a existência de uma empresa tem relação direta com o entendimento do que o consumidor deseja.
Hoje, as marcas precisam compreender que não ditam, sozinhas, as regras do mercado. O público tem papel central nesse cenário. Afinal, se tornou mais consciente de alguns aspectos e mais ativo nas mídias sociais.
Além disso, é necessário compreender que as diferentes gerações têm formas peculiares de lidar com o consumo produtos.
Assim, se uma empresa do setor alimentício deseja melhorar a competitividade e cativar o público certo, é preciso monitorar o comportamento do consumidor no meio digital, principalmente nas redes sociais.
Afinal, é nas redes sociais que as pessoas compartilham informações valiosas para que as marcas consigam entender se estão alinhadas às exigências do público.
Essas informações também são relevantes para entender se é preciso reavaliar o posicionamento organizacional, o planejamento de comunicação, os produtos, entre outros fatores.
2. Alinhar o posicionamento da marca aos assuntos do momento
Quem atua no setor alimentício já deve ter percebido que um dos assuntos do momento é a questão da sustentabilidade. E isso tem sido traduzido de diversas formas. Um exemplo é o caso da proibição de canudos e de utensílios de plástico em restaurantes ou em embalagens de produtos.
Por que estamos falando sobre isso? Bem, para uma empresa do mercado de alimentos prosperar, é preciso ficar de olho nas tendências e nas movimentações da sociedade como um todo.
Em muitos casos, as tendências de mercado estão alinhadas ao comportamento e à conscientização do público, que se torna mais exigente e cobra respostas e atitudes das empresas.
Assim, o segundo motivo para você monitorar e analisar tendências do mercado alimentício é conseguir alinhar o posicionamento da marca aos assuntos do momento.
Dessa maneira, você vai evitar passos em falso pelo caminho, e vai poder construir mensagens-chave efetivas para a marca.
Além disso, vai se distanciar de desalinhamentos entre os produtos e a linguagem da marca e o que o mercado tem exigido das empresas alimentícias.
3. Focar em aspectos de inovação
As tendências no setor alimentício andam lado a lado com a procura pela inovação empresarial.
Afinal, a transformação digital foi uma virada de chave para que empresas tradicionais entendessem que precisam se renovar para garantir um espaço no mercado.
Hoje, o setor alimentício pode contar com inteligência artificial para melhorar a precisão da produção de produtos. Além disso, há tecnologias e plataformas que ajudam a impulsionar o desempenho da marca no meio digital.
O importante, nesse caso, é manter a mente atenta para identificar, entender e aplicar a inovação no dia a dia a da empresa. Isso vai impactar positivamente o posicionamento da marca, o relacionamento com influenciadores e o engajamento do público.
4. Garantir um ambiente interno mais otimizado
O quarto motivo para você analisar tendências do setor alimentício está alinhado à questão da inovação empresarial: garantir um ambiente interno otimizado e harmonioso.
Afinal, a análise de tendências de mercado não impacta somente o posicionamento da empresa, mas também afeta o ambiente interno da organização.
Quando alinhamos as empresas às tendências e às exigências de um determinado setor, podemos proporcionar aos colaboradores um ambiente de trabalho mais otimizado, mais integrado, mais inovador e mais saudável.
Com isso, melhoramos a produtividade empresarial, deixamos os processos mais precisos e evitamos fadigas desnecessárias.
Por exemplo, as tendências relacionadas às novas tecnologias específicas para o mercado de alimentos ajudam os colaboradores da empresa a concluírem as demandas com mais facilidade.
E o grande ponto é que, muitas vezes, focamos nas tendências externas, para conquistar consumidores, mas esquecemos que tudo começa dentro de casa.
Então, se você deseja aprimorar a competitividade da sua empresa do nicho alimentício, fique de olho nas tendências que facilitam o dia a dia do público interno.
5. Melhorar a competitividade da marca
Quinto motivo para analisar tendências de mercado do setor alimentício: se diferenciar das outras empresas e garantir mais competitividade ao negócio.
Quando nos preocupamos em entender os nossos diferenciais e em visualizar se as tendências são ameaças para o nosso negócio, temos mais chances de construir planejamentos empresariais e de comunicação mais assertivos e estratégicos.
Além disso, não podemos esquecer que a transformação digital permitiu que pequenas marcas consigam competir com organizações tradicionais.
Afinal, existem aspectos como personalização, propósito de marca e produtos voltados para públicos de nicho que afetam a competitividade empresarial.
Então, se você precisava de mais um motivo para analisar tendências, aqui está ele: melhorar a competitividade, a visibilidade e o alcance da sua marca.
Como monitorar e analisar tendências para o setor alimentício
Bem, agora que você entende a importância da análise de tendências para o mercado de alimentos, pode surgir a seguinte pergunta: “como aplicar a estratégia na minha rotina profissional?”.
A resposta para essa questão está na tecnologia. Existem ferramentas como o Knewin Analytics que te ajudam a extrair e a analisar dados com a agilidade necessária para posicionar a empresa do setor alimentício no cenário da transformação digital.
O Knewin Analytics é um Dashboard Analítico que permite o monitoramento, o cruzamento e a análise de informações estratégicas para a sua rotina profissional.
Por exemplo, você consegue identificar tudo o que estão falando sobre o mercado de alimentos, analisar o comportamento do público nas redes sociais e acompanhar os principais dados relacionados às tendências de marketing e empresariais.
Outra vantagem do Analytics é que você consegue inserir dados externos, com o objetivo de deixar a sua análise mais assertiva e mais rica.
Essa é a melhor maneira de entender as tendências de mercado. Além disso, é a forma mais eficaz de saber se a sua marca está alinhada a esses aspectos tão relevantes na era da informação e da competitividade digital.
Por fim, se você entendeu a importância da análise de tendências no setor alimentício e quer aplicar a estratégia no dia a dia da sua empresa, entre em contato com a equipe da Knewin.
Nós vamos te ajudar a transformar informações soltas em dados valiosos para a sua competitividade profissional.