Por que a área de relações públicas (PR) precisa mensurar resultados?

mensurar resultados

A reputação é o bem mais valioso das marcas, algo que, por mais de um século, foi associado à função do relações públicas (PR). Na era digital, a imagem de uma empresa continua sendo importante. Porém, hoje, há mais informações para mensurar resultados – e que podem fazer muito mais pela empresa. 

Desta maneira, ao medir as ações de forma contínua, consistente e com a plataforma adequada, o PR encontra dados que indicam:

  • a reputação de uma empresa;
  • repercussão na imprensa;
  • novas oportunidades de negócios;
  • e tendências, contribuindo, inclusive, na captação de leads. 

Leia mais:
>> Como mensurar resultados nas redes sociais para clientes de agências
>> Qual é o papel de cada profissional da Comunicação na gestão de crise?

A prática de relações públicas data do século XX e suas primeiras definições eram focadas na assessoria de imprensa e publicidade. Segundo a Sociedade Americana de Relações Públicas (PRSA), a função trata-se do “processo de comunicação estratégica que constrói relacionamentos mutuamente benéficos entre as organizações e seus públicos”. 

A partir da definição pontuada pela PRSA, podemos entender que PR é uma atividade ampla e essencial para as marcas. Isso faz com que mensurar resultados de mídias (como as notícias publicadas na imprensa ou comentários nas redes sociais) ganhe novos contornos e finalidades na estratégia de comunicação.

E é nessa análise – tanto da própria marca quanto da concorrência – realizada continuamente que residem oportunidades de novas relações, de negócios, prevenção de crise e demais demandas comunicacionais. 

5 motivos para mensurar resultados

Antes da imprensa se digitalizar, o profissional de PR tinha como única (ou principal) forma de mensurar resultados a compra de um espaço no jornal impresso, mas não tinha as ferramentas necessárias para quantificar o número de pessoas que tinham acesso àquele conteúdo. 

Hoje, o que não falta são plataformas para verificar praticamente tudo o que é dito na internet e até fazer um clipping digital. Porém, o monitoramento dessas informações não pode ser algo pontual, feito apenas para um lançamento de um produto específico, por exemplo. 

A decisão mais inteligente é analisar os dados continuamente de modo a refinar as estratégias. E, assim, alavancar o sucesso da organização, já que construir uma imagem consistente e a forma com a qual as marcas são percebidas pelo público têm impacto, também, nas vendas e no lucro. 

Confira alguns dos motivos que fazem a mensuração de resultados valer a pena para a área de PR

1. Gerenciar a reputação da marca

A função pela qual o profissional de PR é lembrado é, com certeza, o gerenciamento da reputação de marca.

Mensurar resultados provenientes do clipping digital gera insights sobre a percepção de clientes, fornecedores, colaboradores, imprensa, influenciadores digitais e até concorrentes.

Para isso, pode ser realizada uma busca por  palavras-chave relacionadas à marca, produtos ou serviços e variações.

Inclusive, estar no controle da narrativa em torno do negócio pode ser considerada uma das estratégias mais importantes. Afinal, 65% das pessoas confiam nos resultados de buscadores ao pesquisar informações sobre uma marca, segundo informações da Reputation X.

Portanto, se os leitores analisarem um conteúdo relacionado à marca e ele for positivo, pode aumentar a confiança para 75% dos consumidores, explica a empresa de reputação.

2. Gestão de crise

A construção de uma imagem sólida e confiável leva anos. No entanto, basta a repercussão de uma notícia ou comentário negativo para pôr tudo em xeque.

Mesmo que o setor de PR esteja sempre alerta sobre a reputação da marca e possíveis ameaças ao negócio, é praticamente impossível impedir que alguma crise ocorra. 

Porém, se o profissional de relações públicas tiver o costume de mensurar resultados de pesquisas feitas em plataformas de gestão de notícias em tempo real, irá conseguir identificar repercussões com potencial para ferir os negócios de modo a impedir que o fogo se alastre ou, ao menos, se preparar para a crise e reduzir muito o seu alcance. 

3. Identificar tendências e oportunidades

Mensurar resultados é sinônimo de reconhecer quais informações fornecidas por uma plataforma de monitoramento de mídias podem ser utilizadas estrategicamente.

Desta forma, ao acompanhar o mercado e o que os consumidores estão dizendo, o profissional de PR se abastece de informações que norteiam as próximas tendências do setor, podendo transformá-las em oportunidades.

Digamos que um relações públicas trabalha em uma empresa de chocolates. E ele configurou a ferramenta de comunicação para alertar sempre que o termo “chocolate” aparecer em alguma mídia. Certo dia, percebeu uma avalanche de notícias abordando o aumento da busca por chocolate com pimenta. 

Porém, essa empresa não produz esse tipo de chocolate. Percebendo essa tendência, o profissional pode realizar uma pesquisa com os consumidores e verificar se esse tipo de guloseima é do gosto deles. Assim, dependendo do retorno da clientela, é possível desenvolver um novo produto. 

4. Monitoramento da concorrência

A competitividade está cada vez mais alta no mercado. Conforme dados da Signal AI, 87% das empresas acham que seu mercado se tornou mais competitivo em relação aos três anos anteriores. Além disso, 49% disseram que se tornou muito mais competitivo no mesmo período.

Isso quer dizer que mensurar resultados da concorrência é fundamental para continuar relevante no mercado e, também, tomar decisões estratégicas, como em qual novo nicho vale investir e competir. 

5. Melhorar SEO e tráfego 

Ao mensurar resultados da mídia, o relações públicas consegue avaliar quais palavras-chave e termos mais aparecem e elaborar uma tática de SEO (Search Engine Optimization) para conteúdos do site, blog e até redes sociais da marca. 

Então, quando uma empresa fornece informações de qualidade e otimizadas para o público, o Google automaticamente escolhe essa empresa em vez de outras. Isso coloca a organização nos primeiros resultados do buscador e, consequentemente, aumentando o tráfego orgânico.

Neste sentido, nunca é demais lembrar que, junto à otimização, é preciso um conteúdo inteligente e de qualidade.  

E qual plataforma usar para mensurar resultados?

Talvez você esteja se perguntando se é possível encontrar uma plataforma que permita mensurar dados de mídias e colocar em prática todos esses benefícios que vimos ao longo do artigo. E a resposta é: sim! 

Com o Knewin Monitoring, uma de nossas soluções para monitoramento de mídias, o setor de RP tem acesso a funcionalidades que podem avaliar notícias a partir de filtros selecionados pelo usuário e com alertas em tempo real.

A solução também conta com  análise da concorrência e classificação das matérias (que ajuda a verificar o impacto de uma campanha), sentimento de conteúdo (positivo, negativo ou neutro) e relatórios personalizados.

Para encontrar mais informações sobre estratégias de comunicação e marketing e a solução de monitoramento mais adequada ao seu negócio, entre em contato com a Knewin. Nós podemos alavancar os resultados da sua marca com as nossas soluções. 

Foto de Knewin

Knewin

Os artigos do blog da Knewin fazem parte do maior portal de gestão de reputação no Brasil e são produzidos pelo nosso time de Marketing. Atuando no mercado desde 2011, reunimos mais de 14 anos de experiência para oferecer conteúdos sobre gestão de reputação, gestão de crise, exposição de marca, monitoramento de mídia, mercado, tendências e concorrentes — sempre com foco em apoiar profissionais de comunicação na tomada de decisões estratégicas.

Assine nossa Newsletter

Receba e-mails com novos conteúdos