A internet mudou profundamente as diversas áreas da sociedade. Sua influência é tamanha que o nosso comportamento enquanto consumidores também se modificou.
Se antes consumíamos de forma mais passiva, ou seja, éramos nós que íamos até as empresas quando precisávamos de seus serviços, agora não fechamos negócio sem antes fazer uma ampla pesquisa sobre nossas necessidades e suas soluções.
Basta parar para pensar na última vez em que você precisou comprar um produto. Em algum momento durante o seu processo de decisão você provavelmente passou pela internet. Muitas vezes, inclusive, a jornada de compra é feita completamente pelo meio digital.
Essa situação não é um fato isolado, mas a regra dos novos tempos, já que a tecnologia está presente em todas as camadas da nossa vida.
Diante desse cenário, as empresas precisaram se adaptar e começar a encontrar formas de se relacionarem com os clientes pela internet.
Assim, começou a ser formado o Marketing 4.0.
A seguir, confira como essa nova área do marketing moderno influencia no dia a dia das empresas.
Afinal, o que é Marketing 4.0?
O conceito de Marketing 4.0 foi desenvolvido por Philip Kotler, um importante teórico do marketing.
Em seu livro Marketing 4.0: do tradicional ao Digital (2016), escrito em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, ele define essa área como um marco para o marketing moderno.
Esse marco se baseia nos impactos que a internet promoveu no mundo, especialmente nas relações interpessoais e na maneira das pessoas consumirem.
Sendo assim, o foco aqui é o Marketing Digital.
Nesse novo mundo as empresas não concentram mais todos os seus recursos nas mídias tradicionais, contratando espaços para anunciar na TV, nos jornais e revistas. Agora, para conquistar clientes, é preciso dedicar boa parte dos esforços para a internet.
Mas não se engane, para fazer Marketing Digital não basta criar páginas nas principais redes sociais e disparar e-mails marketing. É preciso, antes de qualquer coisa, entender a nova realidade e como as pessoas estão reagindo a ela.
Entendendo a nova realidade
Como falamos várias vezes ao longo desse conteúdo, a internet transformou nosso comportamento e, assim, a maneira de se fazer negócio. Kotler exemplifica de forma clara no seu livro o que isso significa.
Para ele, as mudanças abrangem a sociedade da seguinte forma:
- Nós passamos a deixar de lado a necessidade por exclusividade. O senso de coletividade evidenciou-se na sociedade por meio da eliminação de barreiras geográficas e demográficas;
- As estruturas de poder verticais estão sendo diluídas. Sendo assim, os pequenos negócios apresentam maior competitividade e a relação entre marcas e consumidores passou a ser mais horizontais;
- As decisões individuais passam a se basear fortemente nas opiniões do coletivo que são compartilhadas pela internet.
Nesse último fator podemos ver que o velho boca-a-boca foi alçado a novas proporções.
Pense da seguinte forma:
Imagine que você está procurando por informações sobre clareamento dental na internet. Essa pesquisa, por sua vez, vai de materiais sobre o procedimento até a busca por termos práticos, como “quanto custa um clareamento”.
Bom, o que faz você decidir pelo consultório para realizar o procedimento? Logicamente o melhor custo-benefício conta bastante, mas aposto que você dedicaria tempo para ver o que as outras pessoas estão falando sobre ele, não é mesmo?
Desta forma, as opiniões dos outros contam muito, o que fez com que as empresas passassem a adotar uma lógica de negócios mais inclusiva, horizontal e social.
Os dois pilares do Marketing 4.0
Agora que você já sabe em que contexto o Marketing 4.0 está inserido, chegou a hora de conhecer um pouco mais a fundo sobre como ele se apresenta nas empresas.
Primeiro, entenda que, assim como no marketing tradicional, o Marketing 4.0 tem muitas facetas e estratégias. No entanto, podemos dizer que ele é sustentado por dois pilares principais: a humanização e o conteúdo.
Humanize a sua marca
Sempre enfatizamos a importância desse ponto, mas vale a pena reforçar: para divulgar sua marca com sucesso, é essencial adotar uma abordagem mais humana.
Antes, as empresas mantinham uma distância do público, como se estivessem em uma posição superior. Hoje, é fundamental estabelecer conexões reais e criar relacionamentos genuínos.
Grandes marcas fazem isso utilizando personagens fictícios para interagir com seu público ou adotando uma linguagem mais pessoal nas redes sociais.
No setor odontológico, por exemplo, imagine que sua rede de consultórios publicou no Instagram um conteúdo sobre tratamento de canal.
Assim que os seguidores começarem a enviar perguntas nos comentários, a melhor estratégia é responder de forma personalizada, chamando-os pelo nome e utilizando uma linguagem acessível, em vez de respostas genéricas e formais.
Leve esses pontos em consideração na hora de realizar seu planejamento de marketing.
Foque no conteúdo
O Marketing 4.0 está inserido na era da informação, marcada pela rapidez com que dados são produzidos, consumidos e descartados. Na prática, isso significa que somos constantemente bombardeados por informações e, por essa razão, nos tornamos mais seletivos em relação ao que consumimos.
Diante disso, as empresas precisam competir não apenas para se destacarem em relação às concorrentes, mas também para capturar a atenção do público. Esse cenário torna o Marketing de Conteúdo uma estratégia essencial no Marketing 4.0, pois é por meio de conteúdos relevantes e oportunos que sua marca constrói autoridade e se torna referência no mercado.
Esses materiais devem ser, acima de tudo, informativos, o que significa que a empresa nem sempre falará diretamente sobre si mesma. O foco deve estar nas necessidades e dúvidas das pessoas.
Por exemplo, uma clínica odontológica não deve apenas enfatizar sua excelência em tratamentos ortodônticos. Em vez disso, pode ensinar o público sobre a correta higienização do aparelho, os diferentes tipos disponíveis, entre outros temas educativos e relevantes.
Os conteúdos podem ser criados em diversos formatos, como blogposts, eBooks, vídeos, newsletters e infográficos.
De que forma o Marketing 4.0 impacta as empresas?
Diante de tudo o que foi dito aqui deu para perceber que não há escapatória, as empresas precisam se adequar o quanto antes ao mercado baseado no digital.
Investir em blogs corporativos, redes sociais e uma plataforma de e-mail marketing é uma obrigatoriedade no mundo dos negócios.
Mas não é só isso. Tais ferramentas devem estar inseridas em um plano estratégico bem estruturado que fundamente o uso delas.
Por isso, compreenda o mundo em que vivemos hoje e como a tecnologia te ajuda a se conectar com as pessoas.
É dessa forma que você conseguirá montar estratégias eficientes, que trarão melhores resultados para o seu negócio. Por meio do Marketing 4.0 você se adapta às transformações trazidas pela tecnologia, construindo uma marca forte, valorizada pelo mercado e, principalmente, pelas pessoas.