[Série boas práticas] Como incluir o link building em assessoria de imprensa

link building

Você já ouviu falar em link building? Essa é uma técnica muito utilizada por profissionais de marketing digital para SEO, ou otimização de sites para os mecanismos de buscas. O objetivo é aumentar a relevância de certas páginas segundo algumas palavras-chave importantes para o cliente. Ao inserir o link em diferentes páginas, de forma consciente e estratégica, os buscadores como o Google entendem que aquela página indicada possui conteúdo relevante e deve subir de posição nos resultados de busca. Mas o que isso tem a ver com assessoria de imprensa?

Quando falamos em link building em assessoria de imprensa, fazemos referências às formas existentes de incluir links do site do cliente em materiais de divulgação, e fazer com que sejam publicados em portais da mídia tradicional ou que sejam exclusivamente online. Veja abaixo algumas formas de fazer isso:

#1 Link da página principal no nome da empresa

É muito comum incluir em releases o endereço do site da empresa que está sendo divulgada. A chave para fazer essa técnica dar certo é não abusar. Se estiver citando mais de uma fonte ou entidade, não coloque os endereços de todos pois, o jornalista, ou mesmo o editor, irá removê-los.

Essa técnica, já conhecida pelos profissionais de assessoria, pode trazer resultados expressivos. Por exemplo, se um grande veículo publica uma reportagem online, com link para o site do seu cliente, há boas chances do tráfego no site do cliente aumentar.

#2 Guest post ou artigo de convidado

A segunda opção de link building é produzir conteúdo relevante – artigo ou guest post – e publicar, como convidado, em outros portais. Você terá controle do que será dito e é uma boa chance de posicionar o representante da empresa como um especialista em algum tema. Aqui, novamente, você pode inserir links de referência do seu site ou até do blog, desde que sejam conteúdos complementares para o entendimento do tema tratado.

Você ainda pode trabalhar o guest post no seu próprio blog: trocando conteúdos com empresas parceiras, vocês estarão se ajudando, enriquecendo o link building dos dois lados.

#3 Contextualização por post

Situação um pouco mais difícil de concretizar, a utilização de posts para contextualizar pautas ou artigos pode ser uma tarefa desafiadora e arriscada. Mas para o link building, pode valer muito a pena e até resultar em um fluxo constante de novos leads para o cliente de assessoria. Nada mal, não é?

Existem duas formas de fazer isso: a primeira é inserir o post como parte essencial do artigo, auxiliando na sua compreensão. Esse método já é bastante utilizado no momento de fazer sugestões de pautas para um veículo, mas nem sempre resulta em publicação. A vantagem, aqui, é principalmente o relacionamento.

Já a segunda possibilidade é abordar um tema no artigo e indicar que, para aqueles que têm maior interesse, existe um conteúdo rico à disposição para download.

Como fazer o link building acontecer?

O link building se resume a uma coisa: relacionamento. Sem um bom relacionamento com veículos, ou sem parceiros, não se cria uma estratégia de link building eficaz e de qualidade. Portanto, dedique um tempo para encontrar as melhores opções de parceiros e onde o público alvo  dos seus clientes está, para conseguir atingi-los mais facilmente.

Foto de Knewin

Knewin

Os artigos do blog da Knewin fazem parte do maior portal de gestão de reputação no Brasil e são produzidos pelo nosso time de Marketing. Atuando no mercado desde 2011, reunimos mais de 14 anos de experiência para oferecer conteúdos sobre gestão de reputação, gestão de crise, exposição de marca, monitoramento de mídia, mercado, tendências e concorrentes — sempre com foco em apoiar profissionais de comunicação na tomada de decisões estratégicas.

Assine nossa Newsletter

Receba e-mails com novos conteúdos