A inteligência artificial otimiza diversas demandas profissionais. Inclusive, a análise de sentimento, estratégia essencial para o cuidado com reputação de marcas, se beneficia da automação proporcionada pela tecnologia.
Ou seja, se você trabalha com comunicação digital, saiba que unir análise de sentimento e inteligência artificial (IA) significa melhora nos seus resultados profissionais e um olhar mais cuidadoso e ágil em relação à marca que você gerencia.
Por isso, elaboramos este post para te mostrar como a automação daIA pode ser aliadas do cuidado com reputação de marcas.
Como a inteligência artificial beneficia a análise de sentimento
Em primeiro lugar, lembre-se que a análise de sentimento é uma ferramenta qualitativa para analisar menções feitas sobre uma marca nas redes sociais e em notícias.
A partir de uma categorização em neutro, negativo e positivo, podemos entender a visibilidade de uma empresa no meio digital e a qualidade do relacionamento com o público.
Afinal, não adianta termos muitos comentários em redes sociais se a maioria é conteúdo negativo, certo?
Então, a análise de sentimento atua justamente nesse cenário de cuidado com reputação de marcas, permitindo que você entenda:
- Existem pontos fracos na minha empresa?
- Como o público enxerga a minha marca?
- Será que existem feedbacks negativos sobre o meu serviço?
- Quem são as pessoas que falam bem da minha empresa?
- Será que meus esforços para melhorar a imagem do negócio estão surtindo efeito?
- Como posso contornar um cenário negativo, evitando que uma crise de imagem se instale?
Esses sãos alguns questionamentos que podem ser feitos na análise de sentimento.
O grande ponto é que fazer a categorização de sentimentos de forma manual pode ser uma faca de dois gumes, sabia? E é sobre isso que vamos falar a partir de agora.
Como evitar retrabalho na análise de sentimento
Por um lado, a análise de sentimento é essencial. Por outro, pode comprometer demais demandas de comunicação.
E isso ocorre porque a atividade manual exige muita concentração e muito tempo dos profissionais. E nem sempre isso é possível, certo?
Então, a melhor maneira de evitar que essa estratégia se torne um gargalo é contar com a ajuda da tecnologia, especialmente da inteligência artificial.
Existem ferramentas que automatizam a categorização de sentimentos das menções em redes sociais.
O Knewin Social, nossa ferramenta completa para monitoramento de redes sociais, conta com a inteligência artificial para facilitar a sua rotina.
A partir de um sistema inteligente, nossa plataforma consegue capturar palavras-chave estratégicas para o seu negócio e analisar o sentimento de forma ágil e certeira.
O que isso significa? Imagine que você atua com uma empresa de grande porte e vivencia uma crise de imagem. Nesse cenário, existem muitas menções sendo publicadas nas redes sociais.
Com o Knewin Social e a inteligência artificial, vai ficar muito mais simples analisar essas menções e construir ações de contingência.
Ou seja, mais chances de você dar passos assertivos para contornar cenários negativos. Em outras palavras, otimização na medida certa para a sua rotina profissional.
Inteligência artificial funciona como um complemento à rotina profissional
Ok, inteligência artificial e análise de sentimentos formam uma dupla poderosa e de resultados para quem precisa monitorar redes sociais.
Porém, não podemos deixar de falar sobre um ponto. A IA funciona como um complemento para a sua rotina. Ou seja, ela não substitui o seu olhar profissional.
Como assim?
Bem, com a automação da categorização em neutro, negativo e positivo, sua rotina fica muito mais otimizada. E isso facilita, ao máximo, a execução da análise de sentimento, do social listening e do monitoramento de redes sociais.
No entanto, isso é um complemento. O seu olhar profissional ainda é essencial no processo.
Afinal, não podemos esquecer que a língua portuguesa é cheia de detalhes. E uma simples ironia pode ter conotação negativa ou positiva, dependendo do contexto.
Por isso, entenda que a inteligência artificial vai poupar muito tempo em sua rotina, mas para que a análise de sentimento seja realmente efetiva, é preciso colocar a mão na massa.
Analise os conteúdos categorizados pelo Knewin Social. Selecione graus de prioridade e de gravidade para a reputação da marca. Separe as menções por tipo de ação de contingência. E faça um SAC 2.0 efetivo para os feedbacks negativos.
A Inteligência artificial tem o propósito de evitar retrabalho, estresse e furos. E isso é essencialmente poderoso para cuidar de reputação de marcas na era digital.
Porém, sem o seu olhar estratégico e individualizado, as menções não vão passar de categorias negativas, neutras e positivas. Assim, use a inteligência artificial de forma complementar a uma boa atuação profissional.
Por fim, se você tiver interesse em fazer análise de sentimento automatizada, solicite um teste gratuito no Knewin Social, nossa plataforma completa para monitoramento de redes sociais.