Gestão de crise não é um momento fácil para profissionais de comunicação. Afinal, há pressão por todos os lados. E ainda é necessário ter agilidade para contornar o cenário negativo de forma habilidosa e estratégica.
Porém, é possível não ser pego de surpresa pelos cenários turbulentos e manter o olhar sempre à frente para construir um plano de ação de contingência com agilidade.
E a resposta para se antecipar às crises está na ajuda da tecnologia. Ou melhor, nos alertas de notícias do Knewin News.
O que é o Knewin News?
O Knewin News é uma ferramenta desenvolvida para profissionais que atuam com monitoramento e análise de notícias, bem como lidam com reputação de marcas e gestão de crises.
Ele é uma plataforma que permite que você tenha total controle do monitoramento de notícias que deseja fazer sobre uma marca, uma personalidade ou uma temática específica.
A partir do uso de palavras-chave e de filtros estratégicos (tipo de veículo, nome do autor e idioma, por exemplo), você tem acesso a milhares de fontes jornalísticas.
Essas fontes podem ser digitais, impressas, rádio, vídeo e TV. Tudo depende do que você deseja monitorar com a plataforma.
Por ser desenvolvido para profissionais que atuam com monitoramento, as funcionalidades do Knewin News estão alinhadas ao cenário da instantaneidade da informação, facilitando o processo de gestão de crise.
Além disso, a ferramenta conta com um tripé de funcionalidades que aprimoram o gerenciamento de crise e o cuidado com reputação de marcas:
- Alertas de notícias.
- Smart-newsletter.
- Smart-report.
Como os alertas do Knewin News ajudam na gestão de crise?
Quando falamos sobre gestão de crise, é importante lembrar de 5 pontos:
- Situações negativas não são o cenário ideal para uma marca.
- Porém, em alguns casos, elas são inevitáveis.
- Nesse cenário, há pressão por todos os lados para esclarecimento de fatos.
- Além disso, é importante equilibrar o relacionamento entre marca, imprensa e público.
- Isso sem falar da importância de se manter sempre atento e informado para evitar aprofundamento da crise.
Com esses 5 pontos em mente, você consegue entender que gerenciamento de crise é um momento estressante.
Porém, ele pode ser mais desgastante ainda se a crise nos pegar de surpresa. Ou seja, se estivermos desinformados sobre o que a imprensa está pautando sobre a marca ou sobre alguma movimentação política que pode afetar o seu dia a dia.
Então, a melhor forma de evitar essa surpresa negativa é encontrar alternativas para se antecipar à crise. Isso te ajuda a garantir um respiro na hora de construir ações de contingência.
E uma dessas alternativas é o alerta de notícias do Knewin News.
Esses alertas servem para te manter informado sobre novas matérias que foram monitoradas pelos robôs do Knewin News e que preencham os requisitos das palavras-chave que você escolheu acompanhar.
Além disso, eles são enviados automaticamente para o seu e-mail. Isso permite que você fique de olho em todas as matérias novas que falam sobre a sua marca, sejam elas positivas ou negativas.
Dessa forma, é possível identificar gatilhos negativos e pensar em uma gestão de crise mais estratégica, garantindo um panorama completo sobre a situação turbulenta.
Em outras palavras, os alertas de notícias são uma mão amiga para você se manter informado de maneira ágil, facilitando a tomada de decisão em momentos de instabilidade.
Por que devemos nos antecipar às crises?
Os alertas de notícias do Knewin News são ferramentas importantes para o planejamento de crise. Afinal, eles ajudam a antecipar o cenário negativo, permitindo a identificação de gatilhos.
Porém, por que devemos nos preocupar com gestão de crise?
Em primeiro lugar, saiba que é comum não falar sobre crise. Com isso, comunicadores esperam que esse assunto não apareça para desestabilizar a rotina.
No entanto, não falar sobre o assunto não deixa a crise longe. Aliás, isso permite que a marca fique vulnerável às situações negativas e que você seja pego de surpresa.
Então, falar sobre gerenciamento de crise e construir um plano de ação com etapas e ferramentas que te ajudem nesse processo são passos importantes para conseguir ter mais equilíbrio e fôlego em momentos de pressão.
E quando não somos pegos de surpresa, podemos ter porta-vozes mais preparados para lidar com a imprensa e conseguimos identificar o compartilhamento de boatos com agilidade.
Somente assim vamos conseguir fazer uma gestão de crise estratégica e que nos ajude a evitar danos ainda maiores na reputação de uma marca.