Lidar com o alto fluxo de informações e com a velocidade das notícias é um dos maiores desafios enfrentados por profissionais de comunicação até 2022. As informações são do European Communication Monitor 2019, um estudo baseado nas respostas de 2.689 comunicadores, que foi realizado em 46 países.
Sobre o European Communication Monitor 2019
O European Communication Monitor é um estudo analítico aprofundado sobre o cenário da Comunicação Social em diversos países. Além disso, essa análise tem sido feita, com recorrência, desde 2007.
A partir de respostas dadas por profissionais da comunicação, é possível compreender as práticas do nicho profissional, bem como as tendências estratégicas e analisar aspectos pontuais que precisam ser debatidos.
Em 2019, o European Communication Monitor analisou aspectos como:
- Confiança na profissão de relações públicas/assessoria de imprensa.
- Confiança pública em diferentes defensores organizacionais.
- Desafios na construção de confiança e na manutenção da transparência.
- Os desafios mais relevantes da profissão, como é o caso da velocidade e do fluxo de informações.
- O uso da Inteligência Artificial na rotina da comunicação digital.
- As estratégias de produção e de distribuição de conteúdo.
Em resumo, as respostas dadas por 2.689 comunicadores de 46 países nos ajuda a compreender pontos que precisam fazer parte do radar de qualquer profissional que atua com gestão de marcas, reputação e estratégias digitais.
Fluxo de informações, confiança e conteúdo: os 3 maiores desafios profissionais
Um dos aspectos do European Communication Monitor é entender como os profissionais lidam com as estratégias de comunicação e quais são os maiores gargalos do dia a dia.
Como resultado desses gargalos, os profissionais têm o desempenho prejudicado.
Assim, falar sobre eles nos ajuda a entender como o nicho da comunicação tem lidado com os impactos e com as mudanças digitais.
No estudo de 2019, temos um panorama de desafios profissionais que ainda vão persistir na rotina de muitos comunicadores sociais até 2022.
Dessa forma, confira as respostas dos mais de 2 mil comunicadores entrevistados para o estudo.
Desafios profissionais identificados no European Communication Monitor
- 37,9% dos profissionais disseram que construir e manter confiança de marca é o maior desafio no dia a dia.
- Em segundo lugar, com 32,5%, temos a dificuldade de lidar com a velocidade e com o volume do fluxo de informações.
- O terceiro lugar dos desafios profissionais fica com as diferentes formas de produzir e de distribuir conteúdo na era digital. 31,6% dos comunicadores creem que isso é um gargalo no dia a dia.
- Além disso, atingir novas audiências com poucos recursos é o quarto desafio.
- Em quinto, temos os impactos da evolução digital e dos canais sociais.
- Do sexto ao décimo primeiro lugar, temos:
- Usar Big Data na rotina da comunicação.
- Fortalecer o papel da comunicação como área importante dentro de organizações.
- Unir estratégias empresariais e demandas da comunicação.
- Lidar com responsabilidade social.
- Gerenciar demandas que envolvem transparência.
- Deixar a rotina da comunicação mais ágil e flexível.
Ou seja, esses são aspectos que precisam ser debatidos no cenário da comunicação corporativa com mais frequência. Afinal, entender os gargalos e avaliar os impactos causados por eles é a melhor forma de encontrar soluções e de aprimorar o desempenho profissional.
Aliás, alguns desses temas já foram debatidos pela Knewin em formato de e-book e no nosso outro canal de conteúdo, o blog do Assessor de imprensa.
Inclusive, temos um e-book sobre assessoria digital, do release à análise de dados, que aborda os desafios que muitos profissionais de comunicação enfrentam no dia a dia. Para fazer o download, é só clicar aqui.
Como é possível lidar com o alto fluxo de informações na comunicação digital?
Antes de mais nada, entenda um ponto. Para lidar com o fluxo de informações noticiosas com habilidade, é preciso considerar a ajuda da tecnologia.
Afinal, quem trabalha com monitoramento de informações (notícias e redes sociais) sabe que a instantaneidade é aspecto-chave nesse cenário.
Hoje, não é possível dar conta da quantidade de notícias de forma manual. E isso ocorre porque temos muitas fontes para monitorar.
Além disso, o fluxo de informações é abrangente e instantâneo. Em um piscar de olhos, temos novas notícias digitais, novos posts em blogs, novas menções em portais jornalísticos… Isso sem falar nos conteúdos de impresso, rádio e TV.
Dessa forma, lidar com esse cenário se transforma em um gargalo se contarmos apenas com ferramentas manuais. Não há como negar isso.
Então, a melhor forma de lidar com o grande fluxo de informações é identificar o gargalo e procurar uma alternativa para solucionar o problema.
Solução para lidar com o alto fluxo de informações na comunicação digital
Uma das alternativas para enfrentar o excesso de informações na comunicação digital é a ferramenta de monitoramento.
O Knewin News, por exemplo, é uma plataforma completa para monitoramento e análise de notícias.
Além disso, automatiza a captura de informações noticiosas, evitando que a demanda seja um gargalo em sua rotina profissional.
A partir do uso de palavras-chave, você consegue estruturar buscas estratégicas sobre a sua marca, os seus concorrentes e o nicho de mercado da empresa.
Assim, é possível lidar com o alto fluxo de informações de forma habilidosa, sem complicações ou estresse.
Além de automatizar o monitoramento de mídias, o Knewin News também conta com funcionalidades como envio diário de relatórios inteligentes, com métricas qualitativas, e alertas sobre o seu clipping.
E tudo isso está alinhado às dores dos profissionais que foram analisadas no European Communication Monitor 2019.
Com o monitoramento automatizado e ágil do Knewin News, você consegue lidar com o fluxo de informações de forma estratégica. Além disso, também consegue obter insights para distribuição de conteúdo. E ainda pode usar os dados analíticos para fortalecer o papel da comunicação dentro de organizações.
Por fim, se você ficou com vontade de conhecer a nossa plataforma completa para monitoramento de mídias, por que não solicita uma demonstração gratuita? É só clicar aqui.