Tendências do agronegócio na imprensa brasileira em 2022

O agronegócio é um dos setores que lideram a economia do Brasil. Para compreender a potência desse mercado, um estudo desenvolvido pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil apontou crescimento de 10,79% no PIB do agronegócio de janeiro a setembro de 2021.

É por esse e outros motivos que o agronegócio, e todos os assuntos que o permeiam, são pautas fundamentais na imprensa nacional, e também no cenário internacional. 

Com o passar dos anos, e também com o avanço da tecnologia e das redes sociais, o interesse do grande público segue avançando. 

Para as marcas que estão atreladas a esse setor, seja de forma direta ou indireta, compreender o que impacta seus clientes e o que eles procuram é uma das grandes vantagens competitivas que uma empresa pode ter. 

5 tendências das editorias relacionadas ao agronegócio

O agronegócio segue sendo o carro chefe da economia brasileira. Segundo dados da FGV (Fundação Getúlio Vargas) a projeção do crescimento do setor em 2022 é de 5% até o final do ano.

No estudo realizado pela Knewin entre 10 de dezembro de 2021 e 10 de janeiro de 2022, essa posição também continua consolidada, conforme a imagem abaixo.

1. Economia

Entre as 10 editorias monitoradas, 29% das matérias são atreladas à economia. E não é só isso. 34,3% do que foi publicado nesta editoria, é positivo para o setor. Refletindo as conquistas e as previsões otimistas para o restante do ano.

2. Marcas

E é claro que as marcas não ficaram de fora do radar da imprensa. 17,9% das notícias analisadas são relacionadas às empresas, o que reforça ainda mais a importância de seguir monitorando as mídias.

Um grande exemplo que podemos trazer é a repercussão da campanha promovida pelo banco Bradesco.

A receptividade dos produtores e empresários da agricultura não foi positiva, o que levou a uma chuva de críticas e a uma grande repercussão tanto na mídia especializada quanto nos veículos de grande imprensa.

A rápida reação, tanto do banco quanto do público, demonstrou o intenso acompanhamento que as empresas têm mantido no que é dito pelos jornalistas.

3. Inovação/Tech

Quando o assunto é inovação e tecnologia, o agro também se destaca. São milhões investidos todos os anos, focados em melhorar o desenvolvimento da produção, gerar alimentos mais saudáveis/sustentáveis, aproveitar e reaproveitar recursos, diminuindo também o desperdício. 

As novas tecnologias têm tomado essa editoria, sendo o principal foco das matérias publicadas na grande mídia, e principalmente nos veículos especializados.

Se os produtores desejam estar atualizados com o que tem sido desenvolvido, sua atenção deve permanecer na imprensa.

4. ESG

O ESG segue ganhando o campo na imprensa e na agenda das marcas. As redações seguem se aprofundando na relação do agro com o meio ambiente, principalmente nas pautas focadas na redução de carbono.

38,4% das matérias são positivas, refletindo o otimismo do mercado em relação às possibilidades que o agronegócio pode alcançar se investir em iniciativas sustentáveis.

5. Clima

E é claro que a editoria de clima não poderia ficar de fora. Os fatores climáticos são um dos maiores influenciadores do agronegócio. Acontecimentos como as enchentes na Bahia ou a estiagem nos estados do sul estão entre os temas abordados pelas redações no período analisado.

Em frente a uma situação tão negativa, tanto o público quanto os jornalistas seguem atentos para o posicionamento de seus governantes e, consequentemente, o apoio que as autoridades podem oferecer aos produtores rurais afetados.

O que podemos entender sobre o Agronegócio na mídia?

Seja em veículos setoriais ou na grande mídia, os olhos da população e dos jornalistas continuam seguindo o agro de perto. 

Em nosso estudo, que foi de 10 de dezembro de 2021 a 10 de janeiro de 2022, foram mais de 2 mil matérias coletadas. Sendo essas notícias unicamente de veículos online.

Foi possível notar a força e o impacto que a mídia brasileira tem quando a pauta é o agronegócio. As pautas focadas em economia, como a força da agricultura no PIB nacional e crescimento do setor, ganham o maior destaque aos olhos dos jornalistas.

Temas relacionados às marcas, como eventos, campanhas e troca de líderes, ficam em segundo lugar no total de temas abordados. Tecnologia fica em terceiro lugar, e os olhos das redações continuam seguindo de perto o que cada grande empresa e pequeno agricultor tem investido.

Dito isso, quando trazemos o foco para a gestão de marca, seja para evitar crises ou simplesmente acompanhar o mercado, o clipping aliado com uma boa análise de dados pode produzir insights poderosos.

Quer saber mais como o monitoramento de notícias pode apoiar a sua marca a ficar atenta aos principais assuntos do seu setor de mercado? Entre em contato com o time Knewin.

Foto de Knewin

Knewin

Os artigos do blog da Knewin fazem parte do maior portal de gestão de reputação no Brasil e são produzidos pelo nosso time de Marketing. Atuando no mercado desde 2011, reunimos mais de 14 anos de experiência para oferecer conteúdos sobre gestão de reputação, gestão de crise, exposição de marca, monitoramento de mídia, mercado, tendências e concorrentes — sempre com foco em apoiar profissionais de comunicação na tomada de decisões estratégicas.

Assine nossa Newsletter

Receba e-mails com novos conteúdos