O clipping é uma das principais ferramentas dos profissionais de comunicação. Seja para auxiliar na tomada de decisões, na construção de estratégias data driven ou até mesmo no gerenciamento de crise de uma marca, o monitoramento de notícias está presente. E com a análise de sentimento, seu potencial se torna ainda maior.
Porém, se usado de forma superficial, sem desenvolver uma boa análise estratégica ou construir um relatório de clipping efetivo, uma parte do potencial do monitoramento de notícias pode acabar ficando pelo caminho.
A força da análise de sentimento
Mesmo estando mais associada às redes sociais, a análise de sentimento também é uma ferramenta fundamental para o clipping. Inclusive, ela é o primeiro passo para um ROI mais efetivo e qualitativo de comunicação.
Por meio dessa análise é possível entender o que tem sido dito sobre a marca e quais os termos mais utilizados que estão atrelados a ela, a opinião da imprensa sobre a empresa, o que tem emplacado na mídia e qual a receptividade do público e dos jornalistas. Isso apenas para citar alguns pontos.
Até mesmo na gestão de crise a análise de sentimento faz a diferença. Afinal, fica muito mais fácil entender possíveis pontos de conflito ao investigar, de forma mais estratégica, como a mídia tem recebido os temas relacionados à empresa.
Em nosso e-book, aprofundamos essa discussão, explicando de forma simples o que é a análise de sentimento. Também explicamos onde pode ser utilizada, como e quando inseri-la no clipping, além dos benefícios para a marca.
Confira o que você vai aprender com o nosso e-book completo:
- análise de sentimento: o que você precisa saber
- clipping: estratégia, qualidade e quantidade
- o impacto sobre o roi de comunicação
- como a tecnologia pode humanizar o seu relatório?
Para fazer o download do material basta clicar aqui.