O planejamento de comunicação estratégico tem como objetivo principal entender as dores do cliente para, então, desenvolver ações que supram suas necessidades. Quem trabalha na área de marketing e comunicação precisa estar em alinhamento com esse cliente para oferecer práticas capazes de alcançarem o resultado pretendido por ele.
Ou seja, nesse sentido, o planejamento estratégico serve exatamente para definir quais seriam essas ações, as datas de execução, seus objetivos e metas.
Leia mais:
>> Monitoramento da concorrência e benchmarking pela melhoria contínua
>> Dados apoiam o papel dos profissionais de comunicação e marketing
Como funciona o planejamento de comunicação estratégico
Na teoria, o planejamento de comunicação é essencial para que haja uma organização das informações sobre o cliente e uma otimização dos resultados.
Com essa organização do trabalho, a ideia é que se aumente a efetividade das ações realizadas e a coesão entre empresa, cliente, imprensa e público.
O primeiro passo do planejamento estratégico é determinar a visão e a missão do cliente, caso ele ainda não tenha essas informações.
No segundo passo, é a vez de realizar um diagnóstico que avalie os pontos fracos e fortes deste cliente.
A análise do SWOT, ou matriz FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças), serve para identificar os objetivos e metas que o cliente deseja alcançar, além das métricas que serão usadas para verificar os resultados.
O plano estratégico é cada vez mais utilizado pelas empresas e organizações, mas, na área da comunicação, ele ainda é subaproveitado.
Apesar de dialogar cada vez mais com o público e da relevância atribuída à transparência e ao bom relacionamento com os stakeholders, muitos ainda associam a área de marketing apenas à divulgação dos negócios para os quais atua, sem abranger informações relevantes e de utilidade pública.
Dessa forma, é preciso mostrar que o marketing de conteúdo vai muito além disso: ajuda a atingir as metas estabelecidas e tem funções estratégicas dentro das instituições. E esse se torna um dos grandes desafios do planejamento de comunicação estratégico.
Responsabilidades e desafios
No planejamento, é preciso determinar o que é de responsabilidade da equipe de marketing e comunicação e do cliente. A equipe de comunicação não consegue realizar todas as ações sozinha, pois precisa ser “alimentada” por informações internas dos assessorados.
Quanto maior for o contato e a sinergia entre empresa e cliente, melhor será o trabalho realizado e seus resultados. Inclusive porque novos canais surgem a cada dia.
São novas tecnologias, novas redes sociais, novas estratégias de marketing. Essa mutação constante também é um desafio do planejamento de comunicação estratégico e acaba deixando mais difícil planejar ações em longo prazo.
O grande desafio: planejamento de longo prazo
O grande desafio – e que nem sempre termina com uma mensagem motivacional como no filme de mesmo nome – do planejamento de comunicação estratégico é pensar ações em longo prazo.
Alguns dos motivos já foram descritos, como a criação de novos canais e formatos. A área de comunicação e marketing, muitas vezes, trabalha mais com assuntos factuais e atuais, que estão “em alta”. E essa é a principal dificuldade.
Clientes querem resultados a todo momento e querem emplacar nas mídias todos os dias.
Empresas como agências e assessorias, por vezes, escolhem apenas acatar essas reivindicações e divulgar o que é pretendido pelos clientes para mantê-los em sua carteira, mesmo sabendo que eles poderiam ser aproveitados de uma maneira diferente e dar mais resultado com algum planejamento.
Conheça mais sobre o atendimento ao cliente:
>> Customer Success: muito além do atendimento ao cliente
>> Como os dados podem fortalecer as relações entre marcas e clientes
Pensar em pautas relevantes pode até ser mais trabalhoso, mas é extremamente necessário. Afinal, é o profissional de marketing e comunicação que precisa mostrar ao cliente o que é mais importante para ele estrategicamente.
Hoje, é preciso ter em mente que o público e a mídia têm diversas fontes de informações sobre o mercado nas quais o cliente, o produto e o seu negócio estão inseridos.
Tornou-se difícil massificar o conteúdo e a mensagem desejados pelo cliente e, por isso, é fundamental saber o que se deve comunicar e para quem.
Disparar conteúdo genérico para todos os e-mails da sua base definitivamente não é a melhor forma de alcançar resultados. Segmentação, exclusividade, personalização da entrega e materiais ricos em termos de dados e informações são algumas das apostas de um planejamento de comunicação estratégico e efetivo.
Melhore seus resultados
No final, para enfrentar as dificuldades do planejamento de comunicação, o profissional de marketing precisa entender o comportamento do consumidor, da mídia e do cliente. Assim, mais fácil e completo será o plano estratégico desenvolvido.
Quais foram os desafios que você enfrentou ao fazer o planejamento estratégico com o cliente? E quais foram as soluções encontradas? Para minimizar esses problemas, faça o download do nosso whitepaper: Como ser mais certeiro em suas ações de comunicação.