Categoria: Institucional

Debate sobre as Fake News cresce com o aumento no número de casos do novo Coronavírus

fake news

Levantamento indica que há correlação muito forte entre os dois índices

À medida que aumentam os casos confirmados do novo Coronavírus, aumenta também a quantidade de menções ao termo Fake News na imprensa latino-americana. É o que mostra um levantamento realizado pela Knewin, que verificou as ocorrências dos termos não somente no Brasil, mas também na Argentina, no México e na Colômbia.

A ferramenta de monitoramento de notícias e inteligência artificial detectou que a quantidade de notícias com os termos Coronavírus e Fake News acompanhou o aumento no número de casos confirmados da doença.

No Brasil, por exemplo, para 43.079 casos confirmados, há 29.262 notícias utilizando os termos*. Os números indicam uma correlação forte (0,91) entre os dois índices. O país da América Latina em que este dado é maior é a Argentina, com um índice de 0,96, indicando correlação muito forte.

Uma plataforma virtual, desenvolvida pela Knewin, oferece de forma aberta e gratuita uma análise comparativa entre o avanço do Covid-19, com mais confirmações de pessoas infectadas e casos fatais, e o aumento do termo Fake News sobre o tema.

Recentemente, uma pesquisa da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) indicou que o país é o segundo com maior incidência de fake news, atrás somente da Turquia.

Lá, 90% dos usuários de WhatsApp e Instagram admitiram terem recebido notícias falsas sobre o Covid-19. Entre as conclusões do levantamento, estão a de que o acesso a este volume crescente de informações falsas pode gerar caos, incerteza e pânico, com influência negativa nos cenários de saúde e econômico.

No levantamento realizado pela Knewin, o México aparece com uma correlação muito forte entre os dois índices (0,93). É o caso, também, da Colômbia, que tem índice de 0,95.

* Dados fechados do dia 21/04

Foto de Knewin

Knewin

Os artigos do blog da Knewin fazem parte do maior portal de gestão de reputação no Brasil e são produzidos pelo nosso time de Marketing. Atuando no mercado desde 2011, reunimos mais de 14 anos de experiência para oferecer conteúdos sobre gestão de reputação, gestão de crise, exposição de marca, monitoramento de mídia, mercado, tendências e concorrentes — sempre com foco em apoiar profissionais de comunicação na tomada de decisões estratégicas.

Assine nossa Newsletter

Receba e-mails com novos conteúdos