A Black Friday é tradicionalmente um importante evento estadunidense que ocorre no dia seguinte à comemoração de Ação de Graças. No Brasil, 2010 foi o primeiro ano em que essa data movimentou o mercado do varejo e foi totalmente online.
Nos anos seguintes, um número maior de marcas também aderiu à Black Friday. Com isso, as empresas passaram a ofertar promoções em suas plataformas online, sites, aplicativos e lojas físicas, tudo de forma simultânea.
Com o passar dos anos, o consumidor brasileiro se habituou ao evento que sempre acontece no fim de novembro. No entanto, se tornou mais exigente em questão da veracidade das ofertas.
Muitas marcas subiam o preço dos produtos para, no dia da Black Friday, diminuir os valores e vender pelo mesmo preço, sem falar em falsos descontos e fraudes em sites fakes.
Porém, diferentemente da Black Friday dos anos anteriores, em 2020 as lojas precisaram se adaptar a um desafio inesperado: a pandemia de coronavírus.
A análise da Black Friday em 2020 em números
Para garantir a segurança de seus funcionários e clientes, as marcas tiveram como desafio alcançar o consumidor por meio das plataformas online, não apenas com boas ofertas, mas também com um plano estratégico de engajamento e entretenimento.
Além de tudo isso, foi necessário fazer um social listening alinhado com a própria linguagem, uma divulgação multicanal e uma análise de dados rápida e eficiente. Em outras palavras, a repercussão da Black Friday nunca foi tão grande e tão digital.
Pensando nisso, a Knewin desenvolveu um raio-x da Black Friday 2020. Através de nossas plataformas de monitoramento de dados, Knewin News e Knewin Social, acompanhamos e analisamos o impacto de um dos maiores eventos do comércio na imprensa.
Em nosso material gratuito, você irá encontrar:
- O impacto das ações das marcas nas redes sociais e na imprensa
- A repercussão da Black Friday na imprensa brasileira (de 2018 a 2020)
- Os tipos de veículos jornalísticos que mais mencionaram o evento em 2020
- O buzz nas redes sociais: marcas, hashtags e produtos mais mencionados
- Temas como: apps de delivery, antecipação do natal e os problemas das promoções enganosas
Ficou interessado? Então, baixe agora mesmo o nosso estudo gratuito!