Agências e profissionais que trabalham com o meio digital precisam entender que assessoria e marketing de conteúdo são duas estratégias que devem andar de mãos dadas para que você consiga resultados satisfatórios para o cliente.
No cenário da internet, você deve perceber que, sozinhas, essas atividades acabam ficando incompletas.
Por isso, se você ainda acha que sua agência deve oferecer esses serviços de forma separada para os clientes, como se uma atividade excluísse a outra, é hora de parar e repensar o seu olhar para o mercado da comunicação.
Entenda a importância de investir em assessoria e marketing de conteúdo
Quando se fala que é preciso unir assessoria e marketing de conteúdo, você até pode pensar: “o que eu ganho fazendo isso?”.
Saiba que você ganha produtividade, abrangência de serviços e chances de conquista de melhores resultados para seu cliente. Se isso ainda não te convenceu, vamos te explicar qual a importância dessas duas áreas.
Assessoria de Imprensa
Com um olhar mais tradicional, o serviço de assessoria de imprensa tem como principal foco a manutenção da imagem do cliente.
Seja através do relacionamento com a imprensa, do gerenciamento de crises ou do trabalho para dar visibilidade à marca, o assessor está em constante contato com atividades que envolvem a reputação de uma empresa.
No entanto, com a expansão da internet e das redes sociais, que são poderosos canais de comunicação, o trabalho do assessor de imprensa sofreu mudanças significativas. Hoje em dia, não basta estar em contato com jornal impresso, rádio ou TV. O público procura as informações no mundo online.
Redes sociais, sites de notícias, blogs de nicho e outros canais existentes na internet são fontes para o assessor cultivar e monitorar, com foco na conquista de resultados para o assessorado. E nós já falamos sobre presença digital aqui no blog.
Marketing de conteúdo
Diferente da assessoria, o marketing de conteúdo não tem como foco os veículos tradicionais de comunicação (como os jornais impressos ou portais de notícia). O que está em jogo nessa área é a produção de conteúdo próprio, com o intuito de proporcionar uma comunicação mais forte e direta com o consumidor.
Essa estratégia envolve maneiras de divulgar as empresas no meio digital. O objetivo é entregar conteúdos de qualidade a um público segmentado, que tem relação com a marca e que pode se tornar consumidor com o tempo.
O que é produzido pelo profissional pode gerar relacionamento, atrair clientes e, além disso, fazer a marca se tornar referência no segmento de atuação, chamando a atenção de jornais e outros veículos noticiosos.
Dessa forma, o profissional elabora conteúdos em diversos formatos para que o conhecimento em determinado assunto seja compartilhado com o público-alvo. Isso inclui redes sociais, blogs e demais canais de comunicação presentes no meio online.
Saiba como unir assessoria e marketing de conteúdo
Se você ainda tem dúvida sobre os motivos para unir assessoria e marketing de conteúdo em sua agência, mantenha a calma, pois vamos te mostrar que, juntas, essas atividades atuam como uma dupla inseparável e poderosa para a geração de resultados.
O que você deseja para seu cliente (e o que o levou a investir em uma agência de comunicação) é fazer com que o maior número de pessoas entre em contato com a marca, não é mesmo?
E se sua agência investe apenas em serviços tradicionais da assessoria de imprensa, você limita o público alcançado. Isso pode fazer seu cliente ficar insatisfeito. Portanto, entenda que agora é hora de expandir os horizontes para o local onde as pessoas estão interagindo: a internet.
No entanto, se você está pensando que unir assessoria e marketing de conteúdo é simplesmente estar na internet, divulgar releases e fazer anúncios vazios sobre uma empresa, é hora de reestruturar suas ideias.
Invista em produção de conteúdo
Com a expansão do meio online, as pessoas ficaram mais exigentes e sedentas por informações úteis e relevantes. E esse pode ser o segredo para o serviço de assessoria oferecido por sua agência.
O assessor pode investir nos canais de comunicação mais utilizados pelo público-alvo (blogs, redes sociais etc) para divulgar conteúdos relevantes – e que tenham relação com a marca – que sirvam para ajudar os consumidores.
Pense em soluções para problemas do dia a dia. Mostre, de forma dinâmica e atraente, como o produto do cliente facilita a rotina. Elabore conteúdos que ajudem a engajar as pessoas. Crie um relacionamento de confiança com os seguidores da marca.
Além disso, você também pode trazer o clipping característico da assessoria de imprensa para a união com o marketing digital. Se uma das estratégias for a criação de um blog, você pode usar esse canal para mostrar ao público o que é falado sobre a marca em veículos noticiosos.
A união de marketing de conteúdo com assessoria de imprensa só vai trazer benefícios para sua agência e para seus clientes. Essas estratégias, quando andam de mãos dadas, ajudam a criar e a consolidar um relacionamento de confiança com o público.
Afinal, as pessoas vão perceber que o objetivo da marca é mais do que vender um produto, por exemplo. É trazer informações relevantes em um mundo online repleto de conteúdos que não acrescentam nada na rotina – e isso é algo que o serviço de assessoria de imprensa, sozinho, não consegue fazer.