Provavelmente você conhece bem a arte da procrastinação. Aquela olhadinha no Facebook que se torna uma hora, aquele Instagram Stories que você acaba vendo todos os vídeos e aquela lista no Buzzfeed que se transforma em 20 listas.
Vivemos na era do consumo de informação (muitas vezes sem utilidade). Nos distraímos cada vez mais com as redes sociais. Então, o que fazer para não cair nas garras da procrastinação e manter a produtividade na assessoria de imprensa?
Conheça 4 formas de driblar a arte da procrastinação na assessoria de imprensa
Não adianta se estressar, uma hora ou outra, a procrastinação vai aparecer em sua rotina. Atire a primeira pedra se isso nunca aconteceu com você. Seja com um gif, uma mensagem no Whastapp ou um vídeo no Youtube, a chance de perder o foco é muito grande.
Como sabemos que a arte da procrastinação é muito sedutora (sim, até nós aqui no blog sofremos com isso), resolvemos elaborar este artigo com 4 dicas para manter o foco no trabalho.
Esperamos que as dicas te ajudem a garantir a produtividade na assessoria de imprensa e permitam que a entrega de resultados do cliente não seja afetada.
1. Não perca tempo em redes sociais
Resistir à tentação de olhar o Facebook, por exemplo, não é uma tarefa fácil. Temos noção disso. No entanto, essa é uma forma de deixar a arte da procrastinação bem longe de você.
Afinal, que pessoa não entrou na rede social para ver uma publicação e perdeu o foco om outras publicações? Isso é normal, não se sinta culpado.
Mas para evitar que seu rendimento como assessor de imprensa caia, é preciso entender que Youtube, Facebook, Instagram, Snapchat e sites como Buzzfeed são causadores de perda de foco.
Como sabemos que, para não cair em tentação, é preciso de muito autocontrole (o que nem todo mundo consegue praticar), vamos te dar uma dica. Que tal manter um perfil profissional nas redes sociais?
Essa é uma forma de conseguir gerenciar as redes do cliente sem cair na tentação de dar risada com memes do momento.
2. Tenha um planejamento
Outra dica para deixar a arte da procrastinação longe da sua rotina é elaborar um planejamento semanal do que você precisa fazer.
A partir do plano de assessoria do cliente, crie um cronograma diário do que você precisa fazer. Isso vai te ajudar a manter o foco no trabalho. Afinal, vão existir metas a ser cumpridas no dia a dia.
Claro que nem sempre é fácil cumprir o planejamento, já que existem imprevistos e diversos outros fatores que podem influenciar o rendimento no trabalho.
No entanto, planejar é ter um guia do que você precisa fazer. Esse tipo de atitude permite que você pense “não vou entrar no Instagram porque tenho que terminar tarefa x”.
3. Deixe notificações desligadas
Nosso terceiro conselho pode parecer difícil em um primeiro momento, mas é essencial para conseguir manter o rendimento no dia a dia.
Vamos montar um cenário para você. Um release para ser elaborado. A escolha do jornalista para disparar o texto. Uma ação para preparar para o cliente. Além de tudo isso, um celular que não para de vibrar e barulhos de notificações na aba do Facebook do navegador.
O que vai acontecer? Provavelmente sua curiosidade vai ser maior do que a concentração no trabalho. Assim, a arte da procrastinação vai se tornar protagonista no cenário.
Dessa forma, vamos deixar um lembrete. Já pensou em desligar todas as notificações das redes sociais? Inclusive aquela luz que teima em piscar no celular para avisar que há mensagem não lida.
Interromper as notificações é uma forma eficaz de controlar a curiosidade em relação ao que está sendo publicado nas redes sociais. Além disso, permite que você consiga manter o foco no que precisa ser feito.
Algo que deve ser lembrado é que sabemos que, muitas vezes, é difícil ficar sem as notificações ativadas, pois assessores de imprensa gerenciam redes sociais dos clientes e também trabalham com e-mails.
No entanto, às vezes precisamos de momentos com total concentração no que precisa ser feito. A elaboração de um release, por exemplo, é algo que exige foco para que seja concluído com sucesso.
4. Sempre se policie
Apesar de nossas dicas te ajudarem a manter o foco, a única pessoa que está no controle da situação é você. Não se esqueça disso.
Não adianta dizermos que você pode desativar notificações, evitar tempo desnecessário em redes sociais e criar planejamento se o autocontrole não for praticado.
Já pensou em utilizar a técnica pomodoro? A estratégia se baseia em trabalhar por 25 minutos (um pomodoro) e descansar 5 minutos.
A cada 4 pomodoros, você pode descansar 30 minutos. Talvez essa tática seja importante para praticar o autocontrole no dia a dia. Pelo menos até o foco no trabalho ser algo natural – sem que a arte da procrastinação atrapalhe a rotina.
Se você quiser, também pode assistir ao vídeo sobre procrastinação do canal minutos psíquicos. Só não vale cair nas garras da procrastinação!
Assine nossa Newsletter: